Campanha busca conscientizar mulheres sobre importância do alimento na primeira fase da vida da criança
O Hospital São Lucas iniciou ontem as ações do Agosto Dourado, mês dedicado para conscientização sobre o aleitamento materno. E a primeira ação serviu para marcar o dia mundial de aleitamento materno.
Nesta terça-feira à tarde, foi servido um chá da tarde especial para as colaboradoras do HSL que são mães e que amamentam, além da equipe multidisciplinar. O objetivo foi reforçar a importância do aleitamento materno.
Nutricionista materno infantil com ênfase em aleitamento materno, Janaína Woicichoski explica que estudos comprovam a eficácia do aleitamento materno. Ela ressalta que o leite materno é fundamental para o desenvolvimento infantil, principalmente no chamado período ouro do desenvolvimento infantil que são os dois primeiros anos de vida. “Inclusive o Agosto Dourado faz menção a esse período”.
Além dos fatores nutricionais, o leite materno contribui com fatores imunológicos e epigenéticos que influenciam o desenvolvimento do ponto de vista intelectual, neurológico, nutricional, emocional.
Investimento
Este ano, o Agosto Dourado ainda prevê ações para promover o Banco de Leite Humano que está em fase de implantação. “Nós vamos desenvolver algumas atividades na Escola de Saúde e iniciar a campanha de arrecadação dos frascos de vidro com tampa de plástico para o armazenamento desse leite”, explicou Janaína Woicichoski, que atua na coordenação da unidade.
Parceiro na implantação do Banco de Leite Humano, o Rotary Clube se comprometeu em repassar cerca de 200 frascos de vidro.
“O Rotary Clube, junto com o Hospital São Lucas, sonhou esse projeto já alguns anos. Ao longo de algumas gestões do Rotary, o pessoal tem trabalhado para tornar realidade. É um serviço a mais que o Rotary, junto com o hospital, vai oferecer principalmente para as mães, para as crianças, para os bebezinhos que vão precisar”, comentou o presidente do Rotary Clube, Márcio Albieri.