Atividade marcou o encerramento do mês que contou com outras ações que buscam conscientizar a população sobre cuidados com a saúde da mulher.
Uma manhã de atividades voltadas a colaboradoras do Hospital São Lucas foi realizada no sábado (28). Foram realizadas palestras, dicas de autocuidado, maquiagem prática, autoestima, coffee break e entrega de brindes às mulheres participantes uma ação desenvolvida pela CIPA em conjunto com o CDI – Centro De Imagens.
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Luverdense de Saúde, Marino Franz, participou da abertura, destacando a preocupação em oferecer a melhor estrutura para atender a população de Lucas do Rio Verde. Ele antecipou que o planejamento é viabilizar, para o HSL, um aparelho de última geração para o diagnóstico, permitindo a melhor qualidade no tratamento das pacientes. “Mas a saúde preventiva é muito importante. Queremos tratar os casos de câncer de mama no município. A meta é viabilizar até meados de 2024 pra não precisar mais levar até Sinop, Sorriso, Cuiabá e outras cidades. O que a gente puder fazer, nós faremos”, disse.
Em seguida, a supervisora administrativa do Centro de Imagem, enfermeira Ana Carina Effting, observou que ao longo do mês foram realizadas várias atividades relacionadas ao Outubro Rosa, citando a caminhada ocorrida no início do mês, além de atendimentos e realizações de exames. As colaboradoras tiveram um plano especial para exames de mamografia e ultrassom.
Ana Carina falou sobre a origem do ‘Outubro Rosa’, no início da década de 90, nos EUA, chegando em seguida ao Brasil. “Tem o lacinho rosa que nós usamos pra lembrar a todas nós mulheres que na correria do dia a dia a gente não lembra da importância da prevenção, de se cuidar, de se tocar”, disse, referindo-se ao autoexame.
A programação seguiu com orientações da enfermeira Hellen Azevedo sobre o autocuidado e as formas de identificar possíveis nódulos nas mamas. A profissional assinalou que as mulheres de várias idades podem fazer a avaliação periódica e, surgindo alguma dúvida, procurar os serviços de saúde.
Juliana Minucelli, que já atuou no HSL, foi a convidada especial. Emocionada, ela falou sobre o tratamento que vem realizando e destacou a importância do autocuidado e da busca por orientação médica sempre que necessário.
A manhã seguiu com palestra rápida da psicóloga do HSL, Ellen Cristina, que enfatizou a importância das colaboradoras para a instituição e necessidade de cada se cuidar para a melhoria na qualidade de vida.
Já a consultora de beleza e especialista em skin care, Idiciane Topanotti, apresentou dicas de maquiagem e o que representa para a autoestima da mulher em todas as suas fases da vida.
A atividade foi encerrada com a entrega de brindes e com um café da manhã às colaboradoras.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Hospital São Lucas-LRV/MT (@hospitalsaolucaslrv)