A Proposta da unidade hospitalar está sendo colocada em prática, obtendo equipamentos e profissionais qualificados para realização de exames de imagem.
Uma das metas do Hospital São Lucas é se tornar referência em atendimento para toda a região norte. Para isso, investimentos vêm sendo feitos em equipamentos e profissionais para prestar atendimentos.
Um desses exemplos é a realização de exame de ressonância magnética com sedação. Uma das particularidades foi um exame realizado em uma paciente criança que reside em Sinop com sua família, e devido as suas comorbidades, precisou ser trazida a Lucas do Rio Verde numa UTI móvel, acompanhada de equipe multiprofissional, e além da sedação na hora do exame, a paciente necessitava de respirador durante a realização do exame.
A Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação ionizante em sua técnica, como acontece com a realização de tomografia e raio X, por exemplo. A ressonância se utiliza das propriedades magnéticas de determinados átomos existentes no corpo humano e, por meio de um campo magnético muito potente, faz com que eles se comportem de maneira que o equipamento consiga produzir uma imagem. O aparelho nada mais é do que um ímã gigante em forma de tubo.
Para realizar a ressonância, o paciente deve ficar imóvel a fim de evitar que a imagem seja prejudicada por movimentação involuntária do paciente. Qualquer movimento durante a captura das imagens pode acarretar na perda de qualidade do exame para diagnóstico. Se a pessoa não consegue ficar imóvel nos momentos solicitados, por medo, desconforto ou até fobia de lugares fechados, a opção pode ser a sedação. O médico anestesista realizará a sedação, e permanecerá acompanhando o paciente até a finalização do exame, permitindo assim, que o paciente realize o exame sem maiores problemas.
A paciente atendida para a realização do exame tem comorbidades, sendo necessário preparo da equipe, com médico, equipe de enfermagem, radiologia e biomédica. A criança recebeu todos os cuidados no trajeto até a sala de exame. Durante o procedimento a equipe contou com a presença de um médico anestesista que realizou a sedação da criança. Essa conduta assegurou a melhor qualidade durante a realização do exame. O profissional também acompanhou na recuperação e monitoramento da criança, após o exame.
Para o HSL é uma grande conquista, pois vem trabalhando para oferecer conforto e qualidade nos exames. A equipe do Centro de Imagem está equipada com aparelhos de última geração, oferecendo alta resolução nos exames de ressonância complexas.