Microscópio pode ser usado durante vários procedimentos desenvolvidos na unidade de saúde, principalmente na área de neurocirurgia
O Hospital São Lucas, de Lucas do Rio Verde, recebeu nesta terça-feira (08) um microscópio de ultima geração. O equipamento foi adquirido com recursos do FEF, um fundo que assegura repasses do Governo do Estado a instituições filantrópicas, por meio do município. Foram investidos na aquisição cerca de R$ 700 mil.
O presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Marino Franz, acompanhou a chegada do equipamento. Franz ressaltou que o centro cirúrgico do HSL está muito bem equipado. Ele acredita que o investimento em equipamentos assegura mais segurança nos procedimentos realizados na unidade. “Esse aparelho é de última geração, permite corte a laser, identificar pequenos detalhes, pode ser usado em cirurgias mais complexas e nós vamos poder fazer aqui. É um grande passo para a nossa sociedade”, observou.
Franz acrescentou que o objetivo da FLS e da gestão do HSL é melhorar a oferta de serviços em Lucas do Rio Verde reduzindo a necessidade de busca dos pacientes por atendimentos em outras cidades. “Não podemos continuar deslocando as pessoas para São Paulo, Cuiabá. A logística é cara e é praticamente desumana”, pontuou.
A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Ventura, disse que a aquisição do equipamento é um ganho importante para o hospital e a comunidade luverdense. Ela comentou que o equipamento vai atender várias especialidades, mas principalmente a neurocirurgia. Ventura explicou que a equipe que compõe o setor identificou a necessidade de contar com um microscópio. “O objetivo é fazer os procedimentos de forma mais assertiva, com menos tempo de internação. Esse microscópio é de alta tecnologia, permite a realização de cirurgias minimamente invasivas, com maior precisão”, detalha.
A médica neurocirurgiã, Catarine Ottobeli, explica que o equipamento representa um avanço importante nos procedimentos. “Permite a ampliação das imagens durante a cirurgia, veremos com mais qualidade, pois é um equipamento altamente tecnológico”, explicou a médica, citando que além da neurocirurgia, o equipamento pode ser usado ainda nos procedimentos de oftalmologia e otorrinolaringologia. “Pra neurocirurgia em si vamos conseguir fazer qualquer procedimento neurocirúrgico aqui em Lucas do Rio Verde. Alguns, que a gente não conseguia alcançar, por exemplo, alguns tumores cerebrais, aneurismas, e vai melhorar a qualidade de cirurgias de coluna que a gente já faz”, acrescentou.
Os investimentos que vêm sendo feitos tornam o Hospital São Lucas referência na região norte. A diretora executiva do HSL, Ivanilde Rigo, ressalta que a aquisição de equipamentos de ultima geração vem de encontro à proposta de melhorar cada vez mais a oferta de serviços no município. “O hospital vem caminhando para ser referência. É um equipamento de ponta que vai fazer toda a diferença nas cirurgias de alta complexidade que vem sendo realizados no HSL”.