Procedimento histórico foi possível graças ao Programa Fila Zero, com apoio do município e do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires
O Hospital São Lucas, em parceria com o InterCor, celebrou nesta quarta-feira (01) um marco histórico para a saúde pública de Lucas do Rio Verde e região: a realização da primeira angioplastia coronária por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi viabilizado com recursos do Programa do Governo do Estado de Mato Grosso “Fila Zero”, contrapartida do município e apoio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.
No último dia 22 de setembro, o Hospital São Lucas também havia realizado o primeiro cateterismo pelo SUS, utilizando a mesma estrutura e recursos do Fila Zero. Agora, com a angioplastia, o município dá mais um passo no acesso a procedimentos de alta complexidade sem a necessidade de encaminhar pacientes para outras cidades.
A angioplastia é um procedimento minimamente invasivo que promove a desobstrução das artérias coronárias, retirando coágulos ou placas de gordura que impedem o fluxo adequado de sangue para o coração. De acordo com o médico cardiologista Dr. Jean Pedroso, a estrutura da Ala de Hemodinâmica do HSL foi fundamental para a conquista. “Era uma dificuldade não ter o serviço no município. Hoje, com a parceria entre o hospital e o poder público, estamos ofertando o procedimento sem a necessidade de deslocamento, proporcionando maior segurança e uma recuperação mais rápida ao paciente”, destacou.
A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressaltou que a conquista é fruto de um esforço coletivo. “É um processo de construção, que vem ao longo dos anos, que teve todo o engajamento da sociedade para construir essa estrutura da hemodinâmica e o compromisso da gestão em trazer mais serviços de alta complexidade”, afirmou.
A diretora-executiva do HSL, Gabriela Refatti, também reforçou a importância do momento e da parceria estabelecida com o InterCor. “Com certeza, hoje é um dia muito marcante para a nossa saúde, para o nosso hospital, por meio dessa parceria firmada com o InterCor e com o município, dentro dessa visão de entender que nós somos capazes de fazer saúde de alta complexidade aqui”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que o avanço representa um ganho não apenas para Lucas do Rio Verde, mas para toda a população de Mato Grosso. “Um marco histórico para a saúde de Mato Grosso, bem mais próximo os pacientes dos serviços e com isso, nós continuamos avançando. Parabéns a todos por essa importante conquista”, declarou.
Fonte: Verbo Press / Foto: Anderson Lippi – Ascom












