Com estrutura especializada, HSL promove conforto e segurança para mães que amamentam e reforça compromisso com a saúde materno-infantil.
O Hospital São Lucas (HSL) conquistou uma importante certificação que representa seu compromisso com a promoção, proteção e apoio à mulher trabalhadora que amamenta. A unidade conta com uma sala especializada para acolher mães que precisam amamentar ou realizar a coleta e armazenamento temporário do leite materno durante o expediente.
Essa estrutura, que integra o Banco de Leite Humano do hospital, foi idealizada por meio do esforço conjunto de cidadãos e entidades de Lucas do Rio Verde desde 2022, e passou a atender a população em fevereiro de 2024. O espaço oferece segurança e conforto para que as mães possam manter a prática da amamentação de forma tranquila, beneficiando especialmente aquelas que retornam ao trabalho após a licença maternidade.
A equipe especializada do HSL proporciona assistência e orientação às gestantes, mães e seus bebês, assegurando que o aleitamento ocorra de maneira suave e natural, inclusive para bebês prematuros internados na UTI neonatal.
A iniciativa reflete a Estratégia de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, que visa promover uma cultura de respeito à amamentação nas empresas, melhorando a saúde materno-infantil e gerando benefícios para a sociedade e para as empresas.
Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2008, 34% das mães que trabalhavam fora do lar não amamentavam seus filhos com menos de um ano, enquanto esse índice era de 19% entre as mães que não trabalhavam fora, destacando a importância de ambientes que incentivem a prática.