Agro Show Solidário foi realizado em 22 de março em Lucas do Rio Verde
O Hospital São Lucas recebeu da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Lucas do Rio Verde a doação de um cheque de R$ 139 mil provenientes de um evento solidário. A segunda edição do Agro Show Solidário foi realizada no dia 22 de março.
A doação do recurso foi elogiada pelo presidente da Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do HSL, Marino Franz. Ele disse que a iniciativa da AEA simboliza a solidariedade da comunidade de Lucas do Rio Verde. “Não é o tamanho do cheque que vai resolver o problema, é o tamanho do coração, da vontade de fazer, de empreender, de realizar, de participar”, enfatizou.
Marino lembrou que o HSL tem custo alto de manutenção. Lucas do Rio Verde é uma cidade com pouco menos de 100 mil habitantes e a direção do hospital tem trabalho forte para atender as demandas locais. Porém, a estrutura é complexa e sobra pouco recurso para investimento. “Temos um centro cirúrgico complexo, moderno, 450 funcionários, mais de 80 profissionais médicos. É uma área complexa”.
Além disso, o HSL tem feito investimentos em parceria com a comunidade. Recentemente foi inaugurada a Ala Materno Infantil e está em reforma a ala mais antiga do hospital. Os desafios, contudo, prosseguem. A diretoria projeta para os próximos meses a implantação da Hemodinamica, que atenderá pacientes com problemas coronários. “É uma construção de 900 m². Então, é um planejamento e execução que não param, porque se se o hospital parar, fatalmente a cidade atropela. A demanda é maior que a oferta de serviços e o poder público, que é nosso grande parceiro, não consegue fazer isso sozinho. E a gente sempre tem procura, dentro das limitações nossas também, e dar o mínimo de dignidade que a população espera e precisa”, pontua Franz.
O presidente da AEA-LRV, Paulo Henrique Nuernberg, disse que o 2º Agro Show Solidário alcançou seu objetivo. “A primeira já foi com excelência, a segunda tinha que ser melhor ainda, então foi o que a gente tentou entregar. Nós temos um show nacional e sempre vai ser essa proposta aonde que 50% do lucro dessa festa a gente vai destinar para uma instituição”, destacou Paulo.
A Associação dos Engenheiros Agrônomos conta atualmente com 167 associados e busca consolidar os esforços com a implantação de uma sede própria. Desta forma, os profissionais acreditam ser possível desenvolver novas ações sociais em Lucas do Rio Verde.