(65) 3548.4004

Atendimento 24 Horas

HSL inicia ações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno

Campanha busca conscientizar mulheres sobre importância do alimento na primeira fase da vida da criança

O Hospital São Lucas iniciou ontem as ações do Agosto Dourado, mês dedicado para conscientização sobre o aleitamento materno. E a primeira ação serviu para marcar o dia mundial de aleitamento materno.

Nesta terça-feira à tarde, foi servido um chá da tarde especial para as colaboradoras do HSL que são mães e que amamentam, além da equipe multidisciplinar. O objetivo foi reforçar a importância do aleitamento materno.

Nutricionista materno infantil com ênfase em aleitamento materno, Janaína Woicichoski explica que estudos comprovam a eficácia do aleitamento materno. Ela ressalta que o leite materno é fundamental para o desenvolvimento infantil, principalmente no chamado período ouro do desenvolvimento infantil que são os dois primeiros anos de vida. “Inclusive o Agosto Dourado faz menção a esse período”.

Além dos fatores nutricionais, o leite materno contribui com fatores imunológicos e epigenéticos que influenciam o desenvolvimento do ponto de vista intelectual, neurológico, nutricional, emocional.

Investimento
Este ano, o Agosto Dourado ainda prevê ações para promover o Banco de Leite Humano que está em fase de implantação. “Nós vamos desenvolver algumas atividades na Escola de Saúde e iniciar a campanha de arrecadação dos frascos de vidro com tampa de plástico para o armazenamento desse leite”, explicou Janaína Woicichoski, que atua na coordenação da unidade.

Parceiro na implantação do Banco de Leite Humano, o Rotary Clube se comprometeu em repassar cerca de 200 frascos de vidro.

“O Rotary Clube, junto com o Hospital São Lucas, sonhou esse projeto já alguns anos. Ao longo de algumas gestões do Rotary, o pessoal tem trabalhado para tornar realidade. É um serviço a mais que o Rotary, junto com o hospital, vai oferecer principalmente para as mães, para as crianças, para os bebezinhos que vão precisar”, comentou o presidente do Rotary Clube, Márcio Albieri.

Compartilhar Notícia