Este mês, em todo o mundo, são desenvolvidas ações relacionadas ao Novembro Roxo. Ao longo dos 30 dias, varias atividades são desenvolvidas sobre a prematuridade. O Hospital São Lucas está realizando ações para marcar o período.
Uma das ações ocorreu no dia 17, no Dia da Prematuridade. Profissionais da Atenção Básica do município participaram de uma roda de conversa. Ocorreu ainda um encontro de acolhimento e descontração com as mães de prematuros internados na UTI Neonatal do HSL.
Outras ações, como os pit stops orientativos com os colaboradores em todos os setores do hospital sobre o tema, também estiveram na programação.
O Novembro Roxo iniciou em 2008 em vários países. No Brasil os temas alusivos à data começaram a ser trabalhados em 2011. Um levantamento aponta que a cada dez recém-nascidos, um é prematuro. Assim, o objetivo da campanha é alertar as famílias e a sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.
De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.
A campanha vem reforçar também a importância da conscientização da equipe multidisciplinar da Rede de Assistência à Saúde e a importância de incluir o tema da prematuridade na formação e capacitação contínua dos profissionais que atuam na fase anterior ao parto.