Médica foi a primeira doadora de leite.
A sexta-feira (09.02) entrou para a história do Hospital São Lucas. A data marcou o início do funcionamento do Banco de Leite Humano da unidade. Neste dia aconteceu a primeira doação de leite e, após todo o processo de análises necessário, será liberado para o atendimento aos RN que estão internados na UTI Neonatal do HSL, que necessitem desse suporte nutricional.
A primeira doadora foi uma médica do Hospital São Lucas, Drª Ludielly da Silva Brito, que deu à luz recentemente e aproveitou essa condição para doar leite ao Banco de Leite. “Ela sempre demonstrou esse desejo de ser doadora, e a gente já vinha conversando desde o ano passado a respeito”, explica a coordenadora da unidade, nutricionista Janaina Woicichoski.
O leite doado já foi encaminhado para pasteurização e análises necessárias, e logo será direcionado a um pequeno paciente internado na UTI Neonatal do HSL. Também foi realizado o atendimento de uma mãe cujo bebê nasceu prematuro e como ela está com baixa produção de leite, tanto a equipe da UTI neonatal, quanto a equipe do BLH, irão auxiliá-la nesse momento, para estimular a mama, pra que ela comece a ter uma produção de leite efetiva, alimentando seu filho com seu leite ordenhado, e no futuro, quando o bebê estiver bem e com capacidade de sucção, poderá se alimentar diretamente no peito.
A médica Ludielly reconheceu a importância do Banco de Leite, por isso fez questão de participar desse ato. “Estou muito feliz com esse momento de poder trazer um pouco do meu leite para esses bebês que estão aqui internados. É uma grande vitória para a cidade, a instituição do Banco de Leite”, disse.
Ludielly, além de doar, ressalta que a unidade também desenvolve ações educativas, orientando sobre a importância da amamentação dos recém-nascidos com leite materno. A médica diz que este período de aprendizado das mães é de muitos desafios, mas acaba sendo recompensador diante dos benefícios que traz para mães e filhos. “Não é uma trajetória fácil, não tem sido fácil para mim, com certeza não é fácil para a maioria das mulheres que estão me ouvindo agora. Mas o Banco de Leite traz essa oportunidade que a gente possa aprender, ter conhecimento, aplicar na nossa prática do dia a dia e facilitar um pouco essa trajetória da amamentação”.
Estudos comprovam que o aleitamento materno é um aliado essencial na saúde do recém-nascido. Através do leite materno há redução de internações hospitalares, redução de viroses e de quadros infecto-contagiosos, entre outros benefícios. “E isso é muito importante para os nossos filhos crescerem com saúde, serem mais saudáveis”, avaliou a médica.
Para maiores informações sobre o funcionamento do Banco de Leite Humano e saber como participar como doadora, acompanhe as redes sociais do HSL ou agende uma visita durante o expediente da unidade.
Amanda Maria Santos da Silva, primeira mãe de
bebê internado na UTI neonatal atendida